Temperamentos

Essa página visa ser um guia para explicar os 4 temperamentos de David Keirsey, PhD. Para isso traduzirei partes na íntegra, adaptarei e complementarei algumas outras coisas.

Nessa série de posts são traduções na íntegra do livro Please Understand Me II de David Keirsey, PhD.

Introdução

O temperamento é uma configuração de traços de personalidade observáveis, tais como hábitos de comunicação, padrões de ação e conjuntos de atitudes, valores e talentos característicos. Ele também abrange as necessidades pessoais, os tipos de contribuições que os indivíduos fazem no local de trabalho, e o papel que desempenham na sociedade. David Keirsey, PhD identificou os quatro temperamentos básicos da humanidade como os Artesãos (SP), os Guardiões (SJ), os Racionais (NT) e os Idealistas (NF).

Cada temperamento tem suas próprias qualidades e deficiências únicas, forças e desafios. O que explica essas diferenças? Para usar a ideia de temperamento mais eficazmente, é importante entender que os quatro temperamentos não são simplesmente coleções arbitrárias de características, mas brotam de uma interação das duas dimensões básicas do comportamento humano: nossa comunicação e a nossa ação (nossas palavras e nossa ações), ou, simplesmente, o que dizemos e o que fazemos.

Temas

Comparação dos 4 Temperamentos