Possessão pelo Animus

O Animus

Jung faz a seguinte declaração sobre o Animus e a Anima:

A “alma” que se acumula à consciência do ego durante o opus tem um caráter feminino no homem e um caráter masculino em uma mulher. Sua anima quer se reconciliar e se unir; seu Animus tenta discernir e discriminar. [A Psicologia da Transferência ”, CW 16, par. 522.]

Na versão clássica da psicologia junguiana, o Anima é o outro interno do homem, e o Animus é o outro interno da mulher. Em outras palavras, se você é fisicamente uma mulher, você terá um Animus interior, uma imagem masculina que guia e molda a maneira como você se relaciona com os homens e com o mundo em geral. Marie Louise von Franz baseia sua interpretação dos contos de fadas nesta versão clássica da teoria Anima e Animus. Embora a teoria pós-junguiana esteja alinhada com a pós-modernidade e mais ambivalente em relação ao gênero, o modelo clássico ainda é incrivelmente útil e interessante. A informação e conhecimento que Marie Louise von Franz extrai dos contos de fadas é fascinante e esclarecedor.

Como este post foca no relacionamento da mulher com seu Animus, o que precisa ser entendido é que essa imagem masculina é inconsciente e tem suas raízes no relacionamento que teve com seu pai. A experiência de uma mulher com seu pai pessoal dá corpo ao arquétipo inato do Animus e ambos definem sua atitude em relação aos homens e o funcionamento de sua masculinidade interior. Na psicologia junguiana, o primeiro passo para a individuação é integrar sua sombra. Depois disso segue a integração do Anima e / ou Animus.

Sob o Domínio do Animus

Todos nós conhecemos pelo menos uma mulher que se tornou possuída por seu Animus. Essas mulheres andam por aí batendo em homens e mulheres na cabeça, insistindo que elas sabem tudo e sabem tudo melhor do que todo mundo! Este Animus perseguidor nunca está errado. Ela sabe tudo. Ela inflige um fluxo incontrolável e inconsciente de conversa sobre os outros, nos quais ela tem uma convicção inflexível. O Animus perseguidor geralmente sofre de uma imagem feminina fraca e incerta e um instinto danificado. Sua mãe não estava disponível nem emocional nem fisicamente. Isso a torna vulnerável à posse de Animus. Esta mulher tem uma imagem negativa sobre sua feminilidade e geralmente é altamente crítica e julgadora de outras mulheres. Ela mesma é vaidosa, falsa e ciumenta, mas não tem consciência disso e a projeta, rotulando os outros como vaidosos, falsos e ciumentos.

O Animus nesta mulher tem um objetivo, e isso é afastá-la e desligá-la da vida. Ele impede que essa mulher entre em uma vida espiritual e a mantém focada no mundo físico material. Ela sofre de uma vontade de poder, um desequilíbrio psicológico que afeta sua relação com os outros e com o mundo da maneira mais insidiosa. Quando a vida do sentimento (Eros) está faltando, o resultado é alguém que persegue e valoriza apenas o intelecto, resultando em uma atitude rígida, carente de calor e sentimento.

Ela não tem coração. Ela está isolada de seus instintos, desequilibrada e destrutiva. Ela só pode se relacionar sexualmente com homens e ao confrontar-se com um relacionamento, ela faz as perguntas erradas. Em vez de pensar se ela o ama ou se importa com ele, pergunta a si mesma se deve ou não dormir com ele agora ou tentar descobrir a melhor maneira de manipulá-lo.

O Animus é crítico e duro e ele constantemente sussurra para essa mulher que ela é um fracasso, que ela não pode ser nada e que agora é muito tarde. Ele critica as pessoas ao seu redor e aponta suas falhas e erros.

O Animus frequentemente ataca a criatividade da mulher, incutindo dúvidas sobre a validade de suas ideias e sua capacidade de implementá-las. Ele também semeia as sementes da dúvida e da suspeita. O Animus adora ficar preso em coisas pequenas e transformá-lo em coisas grandes, a fim de conter a vida e impedir o crescimento. Ele é um especialista em fazer montanhas de montículos.

Como um cachorro com um osso, ele pega e analisa e apresenta várias sugestões do que está acontecendo, desperdiçando uma enorme quantidade de energia psíquica. Além disso, essa mulher anseia por vida e, como o proverbial vampiro, ela a sugará de quem quer que seja, até mesmo de seus filhos. Ser esta mulher não é fácil, é uma existência difícil e implacável.

Integrando o Animus

Mais fácil de dizer do que fazer, a integração do Animus envolve humildade e sacrifício. As mulheres precisam sacrificar o poder mágico que têm sobre os homens para se individuar. Este poder irá mantê-la focada em sua persona de prestígio e agarrar-se a este poder é o poder do Animus sobre ela.

Como o Animus envolve a Vontade de Poder vs Eros (sentimento), encarar o Animus de frente é inútil. A mulher deve habilmente enganá-lo e evitá-lo. As mulheres não podem lutar contra o Animus matando-o, elas só podem detectá-lo e escapar. O conflito interno que o Animus cria é superado ao sair dele.

Dentro dela, as mulheres possuídas por Animus têm duas forças opostas, sendo o Animus e a Anima negativa (sua percepção de sombra inferior de si mesma). Essas duas forças nela podem se equilibrar, lançando-as uma contra a outra. Através deste conflito entre sua sombra e seu Animus, ela pode fazer as conexões dentro de si e do mundo. Esse é o poder da consciência integrada do Animus e uma conexão consigo mesma, com suas paixões e seus valores.

Na vida, muitas vezes as mulheres são presenteadas com uma situação para superar essa possessão de Animus. A oportunidade de sair do complexo geralmente desencadeia a neurose. Uma vez que o complexo inconsciente é ativado, nada pode pará-lo. Mas quando a atitude dominante é inapropriada (possessão de Animus), resultará no fracasso da oportunidade e a consequência é uma perda de libido, uma depressão. Essa é uma indicação de que a abordagem e a atitude atuais não são mais válidas e precisam de uma nova abordagem. Para constelar essa nova abordagem, reflita sobre as seguintes sugestões para lidar com a posse do Animus. Aqui estão algumas diretrizes para lidar com as experiências típicas do Animus.

O Animus Crítico

Quando o Animus está discutindo e criticando, a abordagem correta para lidar com isso é dizer ao Animus: “Já que você é tão opinativo sobre o que está errado com os outros, vamos olhar para a minha sombra”. Essas duas forças opostas, a sombra e o Animus, resultam em consciência. Esta consciência permite-lhe discernir quais são as suas próprias ideias e opiniões, e a diferença entre o seu ego feminino e o masculino Animus.

Sob o controle do Animus

A mulher possuída pelo Animus sofre de um tremendo fluxo de conversa inconsciente e cega em que ela têm uma convicção virtuosa. A pergunta que uma mulher nesse estado deve se fazer é: “Eu realmente acredito nisso?” Em cada volta, ela precisa confrontar suas opiniões através da reflexão.

O Animus Ofensivo

O Animus pode torturar uma mulher, alimentando suas reflexões e pensamentos sobre o fracasso. Para sair desse conflito interno, a melhor maneira é dizer ao Animus: “Ah, você está certo, é tarde demais, eu sou um fracasso, então não vamos mais falar sobre isso”. Isso permite que a energia avance e não se dissipe no conflito interno, e a mulher é deixada em paz para se entregar ao que quer que esteja fazendo.

O Animus Inflado

Ser possuída pelo Animus implica inflação, já que o Animus é um arquétipo e pertence ao inconsciente coletivo. Os padrões usados pelo Animus são padrões coletivos e nenhum indivíduo é capaz de alcançá-los. A referência que o Animus usa para criticar é muito alto para um ser humano normal. O Animus sempre sabe melhor, mas ao assumir essa posição a mulher está apenas inflando suas próprias habilidades. Quando ela se encontra dizendo ou pensando “Você deveria estar fazendo isso” consigo mesma ou com os outros, seria sensato neutralizar essa posição do Animus assumindo humildade e admitindo que você não sabe tudo, que você pode muito bem ser um fracasso.

O Animus Suspeito

O Animus é muito hábil em falsificar informações ou alimentar as suspeitas da mulher. Algo realmente agradável ou doce pode acontecer, mas muito mais tarde, por exemplo, naquela noite, ela refletirá sobre um evento e começará a ler o que aconteceu e foi dito e se torna suspeita e duvidosa. Este Animus ri dos sentimentos e acha que eles são uma fraqueza. Esteja ciente dessa tática do Animus e não deixe que ele destrua experiências positivas. Mais uma vez, a abordagem seria concordar com ele, ele pode estar certo, mas você gostaria de acreditar que era uma experiência positiva de qualquer maneira. A mulher deve refletir sobre como se sente em relação aos outros e conscientizar seus sentimentos e emoções.

O Animus Destrutivo

O Animus ataca o que é bom e os germes de novas ideias, criticando a capacidade da mulher de implementá-las, bem como a validade dessas ideias. Novamente, a abordagem correta é concordar, mas você vai tentar de qualquer maneira. O Animus é muito crítico de tudo e de todos. Ele pode estar certo também, mas quando ele é acionado e ela está possuída por ele, é provável que ele esteja errado, confundindo-a com discussões tempestuosas e uma atmosfera confusa.

O Animus Impaciente

O Animus muitas vezes é muito impaciente, fazendo com que a mulher sinta que precisa se decidir imediatamente, agir imediatamente, em vez de esperar que sua psique produza um novo desenvolvimento adequado. A verdade é que, para as mulheres, muitas vezes leva anos para o novo desenvolvimento surgir. Por mais difícil que seja ficar dentro desse espaço de tensão, resista à tentação de agir imediatamente e dar tempo à sua psique para processar e criar a solução. (Salvo, é claro, uma situação que ameaça a vida)

O Animus é um demônio que quer afastar a mulher da vida, cortá-la dela. É por isso que ela deve fugir e não ficar presa por ele.

O Animus integrado

Um Animus integrado permite que a mulher seja ativamente e criativamente empreendedora. Esta mulher é capaz de assumir novas idéias e novos movimentos e, muitas vezes, está na linha de frente do novo zeitgeist.

Ela se envolve a vida e não se esconde atrás de falsas bravatas e verbosidade intelectual. Ela é espiritual e intelectual e confiante em seu próprio conhecimento e sabedoria.

Esta mulher sábia tem uma atitude saudável em relação ao desapontamento. Ela corre o risco de ser ferida em relacionamentos sem amargura e com um senso de humor bem desenvolvido. Ela aceita que a vida consiste em crescimento e declínio e a abraça.

Viver plenamente e abraçar a vida com paixão e convicção é o objetivo da individuação e a integração do Animus é uma grande parte desse processo.

Post original: appliedjung.com

6 comentários em “Possessão pelo Animus

  1. Me descobri totalmente neste jogo mental. Perdi muito cedo minha mãe. Meu pai era forte. Minha msdrasta me maltratava. Me relacionamentos são fracasso e decepção. Não sei se amo odeio ou desejo. Me conhecendo e curando aqui. Gratidão

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Angie, eu que me sinto grata por poder colaborar com seu autoconhecimento e cura. Obrigada por nos acompanhar. Gratidão!!

    Curtir

  3. Fantástico posto, Carolina!!
    Tenho buscado a compreensão do domínio que o Animus exerce sobre mim, e uma vez sendo consciente dele, encontrar uma abordagem prática que permita essa “conversa” com ele como está aqui no seu site é de um privilégio e refinamento sem tamanho. Muito grata 🌷

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta