Relacionamento: Eneatipo 1 e Eneatipo 2

Este guia visa apresentar a teoria e tipologia do Eneagrama. Os posts serão traduções e adaptações do original, que merece todos os créditos: The Enneagram Institute e os livros de Riso-Hudson

 

Agora temos um Grupo no Facebook

Eneagrama Um (O Reformador) com Eneagrama Dois (O Ajudante)

O que cada tipo traz ao relacionamento

Ums e Dois são um casal complementar, uma vez que ambos oferecem ao outro o exemplo de suas próprias qualidades. Ambos os tipos são altamente obedientes e são atraídos para funções e ocupações de serviços: ambos podem ser professores, ministros ou profissionais de saúde que têm muitas horas e muitas responsabilidades. Casais Um e Dois são muitas vezes profissionais cujo trabalho os tira da casa e exige o foco de sua atenção nas necessidades dos outros, não na relação em si ou em si mesmo pessoalmente. As pessoas desse tipo de relacionamento geralmente são incomumente maduras e independentes e são capazes de obter suas necessidades emocionais de uma variedade de pessoas e cUmxões, incluindo suas necessidades profissionais. Eles tem altos ideais, padrões éticos fortes e o desejo de servir os outros e ao relacionamento em si, mantendo o relacionamento forte e em contato com valores sólidos e perspectivas práticas.

O relacionamento é construído em torno de valores compartilhados: ambos estão juntos num caminho. Dois trazem nutrição e sentimentos que Ums não se permitem facilmente: eles ajudam Ums a suavizar e relaxar. Por outro lado, os Ums trazem integridade, conscienciosidade, responsabilidade e consistência. Eles são estáveis, confiáveis ​​e verdadeiros, o que faz com que os Dois se sintam seguros e sintam que não serão abandonados. Além disso, Dois traz calor, uma preocupação com as pessoas e uma vontade de promover exceções à regra para os indivíduos que precisam. Eles estão cientes de sofrer e trabalhar duro e generosamente para aliviá-lo onde quer que possam. Dois são mais conviviais e acolhedores do que Ums e podem aquecer o exterior mais tipicamente reservado da pessoa – o que a maioria dos Ums está feliz por ter acontecido.

Possíveis problemas ou conflitos

Por esarem preocupados com as necessidades de outros, como são Ums e Dois, ironicamente, eles tendem a não estarem conscientes de suas próprias necessidades ou ser capazes de expressá-las facilmente. Alguns sentem que a vida é um negócio sério e que o trabalho deve sempre vir antes do jogo; Os impulsos inferiores do self devem ser mantidos firmemente sob controle. Dois sentem que eles devem cuidar das necessidades de todos antes que eles possam ter suas próprias necessidades atendidas.

A vida é sobre servir os outros e se tornar útil para que outros os necessitem e os desejam em suas vidas. Tanto os Ums quanto os Dois, por isso, acham difícil falar sobre o que estão realmente sentindo, o que está realmente acontecendo no relacionamento e o que eles realmente querem. Nesse tipo de relacionamento, muitas vezes há segundas intenções e motivações não declaradas, sem que ninguém possa admitir que não estão obtendo o que eles querem – muito menos que não sejam felizes ou satisfeitos. Para ambos, obterem o que eles querem sente-se egoista e proibido. Os primeiros podem começar a sentir-se decepcionados com a tendência de Dois dar tanto de si mesmos aos outros e estarem tão desregulados em relação ao tempo e atenção. Dois podem parecer que estão em qualquer outro lugar servindo em mais um comitê ou grupo de caridade, do que em casa ou em seu trabalho, cumprindo suas principais responsabilidades.

Por outro lado, Dois podem ver Ums como muito impessoais e despreocupados com os outros, não simpatizantes ou caritativos suficiente. Eles podem começar a ficar decepcionados com a realidade do idealismo deles, pensando que os Ums podem amar a humanidade, mas têm pouca compaixão real por pessoas reais. O Um pode sentir-se desconfortáveis ​​com a efusão e a necessidade de contato do Dois; Dois pode ficar desconfortável com o sarcasmo e irritabilidade de Um. Ambos irão ferver com raiva, que lentamente, mas inexoravelmente, levará a discussões crescentes. Ambos podem começar a se tornar condenatórios e criticar o outro à medida que o relacionamento se separa.

Quer saber mais sobre Eneagrama? Mostre-me onde!

Deixe uma resposta